quinta-feira, 30 de julho de 2009

Missa!




... nesta ultima sexta fui a uma missa católica (como bom católico q sou) ao qual os brasileiros aqui em benghazi me falaram. Fica em heguib (onde também fica o porto da cidade), dentro de uma rua bem estreita que lembra ruas da Itália, um bom e velho beco. Qd chegamos tinham grupos de varias nacionalidades em salas por fora da igreja reunidos e ensaiando as musicas q seriam cantadas na missa. Ficamos juntos com os nigerianos q bem alegres, dançantes e de batuques esquisitos cantavam cânticos em inglês e outros idiomas estranhos. Antes de iniciar a missa - que eh em inglês - fomos abordados para rezar em português num momento da missa em que as pessoas rezavam em seus idiomas. Claro q na minha primeira vez naquela igreja não iria perder a oportunidade, e o fiz.
Bem, no desenrolar da missa (eh igual a outra qualquer), teve os cânticos, as oracoes, levantamento do sangue e corpo de Cristo, o sermão do Padre - que eram dois, um filipino e o outro italiano, q falou sobre a passagem da bíblia em que Cristo multiplica cinco pães e dois peixes para um povo que ouviam seus ensinamentos (eram cinco mil) - marcos 6: 32-44. Seu endentimento sobre isso era q a ciência separa a multiplicação da divisão. São distintos, Cristo os uniu.
La eu notei que existiam dois grandes grupos, um de filipinos quem sentaram ao lado esquerdo, e do lado direito os africanos com nigerianos em sua maioria. Eles não se misturaram. No momento de desejar paz, por exemplo, em que os cristão se abraçam e apertam as mãos, alguns poucos se mixaram.

Não me pergunte pq não sei o real motivo - se eh racismo ou não, que os filipinos são bem brancos e de olhos puxados como os japoneses - deles estarem sentados separados. Sei q lembra bem que o sentimento do apartheid ainda se faz presente. Nesta próxima sexta irei a missa novamente e irei a sala dos filipinos para ver e sentir a diferença. Sei q eles tem cantoras afinadissimas com vários violões q da vontade de q as cancoes não acabem nunca.
angeles vinicius

Nenhum comentário:

Postar um comentário